O que é Liquidez?

Liquidez está relacionado com a facilidade de transformar um investimento em dinheiro sem perdas.


Imagine que você está com sede e têm duas opções: um copo com água e cubos de gelo. Obviamente é mais fácil matar a sua sede com o copo com água, pois ela já está líquida. O cubo de gelo precisa ser derretido, isso vai levar mais tempo, mas conseguirá matar a sua sede da mesma forma.

Com os investimentos é a mesma coisa: existem investimentos mais líquidos - você consegue resgatar no mesmo dia - e outros menos líquidos que podem levar de meses a anos para resgatar.

Agora, imagine que você precisa de dinheiro para pagar uma conta. Suponha que você não possuiu dinheiro na conta corrente, mas possuiu um imóvel.

Para vender esse imóvel rápido pode ser necessário baixar o valor e, mesmo assim, pode levar semanas ou meses para receber o dinheiro.

O imóvel é um exemplo de ativo que possuiu baixa liquidez. Para convertê-lo em dinheiro mais rápido, pode ser necessário baixar o valor do imóvel.

Esse conceito, que será visto em outros artigos, é importante para selecionar possíveis investimentos. 

O termo liquidez pode vir como vencimento, indicando a data mínima para resgate ou na forma "D+" que indica daqui a quantos dias o dinheiro estará disponível.

Exemplos: 

D+0: a bufunda aparece no mesmo dia.
D+1: a bufunda aparece no dia seguinte.
Vencimento:  15/02/2050
Liquidez: 3 meses

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Samba: Windows não reconhece a senha ao conectar no compartilhamento do Samba

Resolvendo problema de quota em VM com Debian 9 (container) no Proxmox 5

O que rende mais: CDB 100% ou LCI 85%?